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Manual de Alteracoes
Manual de Alteracoes
  • TUTORIAIS || ALTERAÇÃO
    • 🏃‍♀️Primeiro passo para iniciar uma alteração
    • 🔸Alteração Simples
      • ➡️Cadastramento (usuário interno e externo)
      • Análise técnica (usuário interno)
    • 🔸Alteração de Dotação Orçamentária
      • ➡️Cadastramento (usuário externo)
      • Análise técnica
    • 🔸Alteração de Comissão de Monitoramento
      • Cadastramento (usuário interno)
      • Publicação (usuário interno)
    • 🔸Alteração de Gestor de Parcerias
      • Cadastramento (usuário interno)
      • Publicação (usuário interno)
    • 🔸Alteração de Agentes Responsáveis
      • ➡️Cadastramento (usuário externo)
      • Publicação (usuário interno)
    • 🔸Retificação por Erro Humano
      • Cadastramento (usuário interno)
      • Assinatura do encaminhador (usuário interno)
      • Assinatura do Ordenador de Despesas (usuário interno)
      • Publicação da retificação (usuário interno)
    • 🔸Prorrogação de Ofício
      • Cadastramento (usuário interno)
      • Análise Técnica (usuário interno)
      • Análise Jurídica (usuário interno)
      • Aprovação pelo encaminhador (usuário interno)
      • Assinatura do Representante Legal (usuário interno)
      • Publicação (usuário interno)
    • 🔸Alteração de Concedente
      • Cadastramento (usuário interno)
      • Aprovação (usuário interno)
    • 🔸Convalidação
      • Cadastramento (usuário interno)
      • Aprovação pelo Ordenador de Despesas (usuário interno)
    • 🔸Termo Aditivo
      • ➡️Cadastramento (Usuário interno e externo)
      • ➡️Preenchimento de check list (usuário interno e externo)
      • ➡️Validação da alteração pelo Responsável Legal (Convenente/ OSC)
      • Análise do check list
      • Análise Técnica (usuário interno)
      • Análise Jurídica (usuário interno)
      • Anexação do Instrumento (usuário interno)
      • Análise e Aprovação da Alteração pelo Encaminhador (usuário interno)
      • ➡️Assinatura da Alteração - Convenente/ OSC
      • ➡️Assinatura da Alteração - Interveniente
      • Assinatura da Alteração - Concedente/ OEEP
      • ➡️Publicação
    • ❌Cancelar alteração aberta
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  1. TUTORIAIS || ALTERAÇÃO

Alteração Simples

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Last updated 4 months ago

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Via de regra, as alterações no plano de trabalho do convênio realizadas após a sua publicação são cadastradas como “Termo Aditivo”, conforme preconiza o Art. 81 do Decreto Estadual nº 48.745, de 29/12/2023:

Art. 81 – O convênio de saída e o respectivo plano de trabalho poderão ser alterados, por termo aditivo, mediante proposta de alteração de qualquer uma das partes registrada no Sigcon-MG – Módulo Saída, contendo justificativa demonstrando o interesse público da alteração e observadas as determinações da Lei de Diretrizes Orçamentárias e a apresentação da documentação complementar, conforme resolução conjunta de que trata o art. 115.

No entanto, no Art. 83 desse mesmo decreto, estão elencados algumas exceções em que dispensa-se a formalização de termo aditivo para alterar o convênio e o respectivo plano de trabalho, mediante proposta devidamente justificada, desde que não acarrete a modificação da data de término da vigência, do valor global (salvo pela ocasião do uso de rendimentos) do objeto, ou do núcleo da finalidade.

Portanto, caso o usuário altere somente os campos mencionados no dispositivo supracitado no SIGCON-SAÍDA, ao clicar em “Salvar e Encaminhar Alteração” o sistema reconhecerá essa alteração como uma “Alteração Simples”, que apresenta um fluxo mais célere e simples que a .

Abaixo estão listadas todas as informações que ao serem alteradas no sistema, ele entende que ocorreu uma "Alteração Simples", direcionando todo o processo de alteração para esse fluxo mais célere:

De forma geral, a Alteração Simples segue o seguinte fluxo:

  1. Cadastramento: O usuário com perfil de "Cadastrador" realiza as alterações necessárias e encaminha para análise técnica.

  2. Análise Técnica: O usuário com perfil de "Analista Técnico" do concedente realiza a análise sobre os critérios técnicos da alteração do convênio proposta.

  3. Vigente: Após a avaliação da alteração pelo analista técnico, a alteração torna-se com o status de "VIGENTE".

A alteração de dotação orçamentária é considerada uma alteração simples, seguindo o mesmo fluxo dentro do sistema. No entanto, quando há a modificação de campos específicos relacionados à dotação, o sistema entende que essa alteração é do tipo "Alteração de Dotação Orçamentária". Mais detalhes serão abortados no tópico "."

🔸
Alteração de Dotação Orçamentária
alteração por Termo Aditivo