O ajuste do tipo de atendimento é uma funcionalidade que permite que os órgãos retornem indicações para ajuste parlamentar, desde que as seguintes precondições sejam atendidas:
Precondições:
O usuário deve possuir o perfil de Análise de Viabilidade Técnica, e a indicação deve apresentar um dos seguintes status: "Retornado pela SEGOV" ou "Em Análise Órgão";
A indicação não pode estar vinculada a nenhuma proposta, plano ou alteração no momento do retorno para ajuste parlamentar.
Sempre que uma indicação é retornada pelo Órgão para ajuste, seu status é automaticamente alterado para Aguardando ajuste parlamentar
, permitindo a edição do tipo de atendimento.
Além disso, um e-mail de notificação é enviado ao parlamentar, informando que há uma indicação que necessita de ajustes, garantindo que ele seja comunicado sobre a ação necessária.
Acessar a Tela de Aprovação de Indicações:
No menu principal do sistema, clique em Emendas > Gerenciar Indicações > Aprovação de Indicações - Órgão.
Selecionar a Indicação e Retorná-la:
Na tela seguinte, localize a indicação desejada e clique no botão Retornar Indicação(ões) para Ajuste Parlamentar
.
Preencher o Campo de Justificativa:
Na próxima etapa, preencha o campo Justificativa com as informações necessárias para justificar o ajuste solicitado. Após isso, confirme a ação.
Alteração do Status da Indicação:
Após o retorno, o status da indicação será alterado para "Aguardando Ajuste Parlamentar", permitindo que o tipo de atendimento seja editado pelo parlamentar.
Acessar o Menu:
Navegue até o menu Convênios / Parcerias >> Pesquisar Proposta/ Plano de Trabalho / Convênio / Parceria
Pesquisar a Proposta ou Plano de Trabalho:
Utilize a funcionalidade "Pesquisa Avançada" para direcionar a busca de acordo com as informações relevantes e clique no botão "pesquisar" para localizar a proposta ou plano de trabalho desejado.
Abrir a Proposta ou Plano de Trabalho:
Clique no número correspondente à proposta ou plano de interesse para acessar os detalhes.
Localizar as Indicações Vinculadas:
No plano de trabalho, identifique e clique na aba "Informações de Repasse de Recurso" para expandi-la.
Localize as indicações vinculadas e clique no botão "Expandir" para visualizar mais detalhes.
Desvincular a Indicação:
Ao abrir a janela "Lista de Indicações Disponíveis", clique no botão em formato de "lupa" para abrir a tabela "Tipo de Atendimento", que irá exibir as indicações feitas e as ações disponíveis.
Localize e clique no botão em formato de "lixeira" para desvincular a indicação selecionada.
Verificar a Desvinculação:
Saia e retorne à janela "Lista de Indicações Disponíveis" para confirmar que a indicação foi desvinculada com sucesso, indicado pela pela alteração do status na coluna "Vinculado".
Após a desvinculação, a indicação estará disponível para ser retornada para ajuste do tipo de atendimento.
ATENÇÃO:
É possível o retorno pelo órgão de indicações nos status Em Análise Órgão
e Em Análise SEGOV
sem ter que solicitar à SEGOV.
Prazo para ajuste de Tipo de Atendimento Completo (Gênero - Categoria - Especificação) e o Prazo para ajuste de Categoria e Especificação (sem alterar grupo de despesas) são especificados na LDO e Resolução SEGOV do ano corrente.
Ajuste do tipo de Atendimento
Sempre que uma indicação é retornada pelo Órgão para ajuste, seu status é alterado para Aguardando ajuste parlamentar
, permitindo a edição do tipo de atendimento. Além disso, um e-mail de notificação é enviado ao parlamentar informando que há uma indicação que precisa de ajustes.
Acessar o Menu de Indicações:
No menu principal, clique em Emendas > Gerenciar Indicações > Indicação de Recursos
.
Localizar a Indicação Retornada:
Utilize os campos de busca disponíveis para localizar a indicação que foi retornada para ajuste.
Na tela de indicações do inciso, a indicação será exibida com o status Aguardando Ajuste Parlamentar
destacado em azul.
Visualizar Justificativa de Retorno:
Para visualizar a justificativa do retorno inserida pelo órgão responsável, clique sobre o status da indicação destacado.
Editar o Tipo de Atendimento:
Após clicar no ícone "editar", uma janela será exibida para realizar a alteração do tipo de atendimento
Preencha todos os campos e finalize clicando no botão "Enviar para Aprovação do Órgão".
Após o ajuste da indicação é necessário que o órgão para qual ela foi indicada aprove a alteração.
O prazo para ajuste de Tipo de Atendimento Completo (Gênero - Categoria - Especificação) e o Prazo para ajuste de Categoria e Especificação (sem alterar grupo de despesas) são especificados na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Resolução SEGOV do ano corrente.
Após localiza-la, clique no ícone na coluna "Expandir Inciso" para visualizar os detalhes.
Para realizar as alterações necessárias na indicação retornada, clique no ícone "Editar" .
Sobre
O ajuste de indicações é um procedimento limitado às indicações de emenda parlamentar da forma de execução/tipo de indicação "Celebração de Convênios/Parceria", que contempla os seguintes instrumento jurídicos:
Convênios de Saída
Termos de Fomento
Termos de Colaboração
A seguir estão descritos os passos necessários para realizar o ajuste do tipo de atendimento:
Solicitação pelo Parlamentar: O parlamentar deve entrar em contato com o órgão ou entidade gestora responsável pela emenda, informando a necessidade de ajuste no tipo de atendimento.
Análise pelo Órgão ou Entidade Gestora:
O órgão ou entidade gestora analisará a solicitação para verificar a necessidade de correção na categoria ou na especificação do tipo de atendimento, com base na documentação apresentada.
Caso o ajuste seja aprovado, o órgão ou entidade gestora deve desvincular a indicação do plano de trabalho e solicitar à Superintendência Central de Gestão Institucional (SCGI) o retorno da indicação.
Retorno da Indicação ao Parlamentar:
A SEGOV retorna a indicação ao órgão ou entidade gestora.
O órgão ou entidade gestora deverá clicar em "Retornar indicação(ões) para Ajuste Parlamentar" no sistema.
A indicação será alterada para o status "AGUARDANDO AJUSTE PARLAMENTAR", permitindo ao parlamentar realizar as alterações necessárias.
Realização do Ajuste pelo Parlamentar:
O parlamentar deve acessar o sistema e modificar a categoria e a especificação do tipo de atendimento conforme as instruções deste manual.
O ajuste deve ser realizado até a data limite especificada na última Resolução SEGOV publicada, disponível na aba "Legislação" do site Portal de Emendas.
Nova Aprovação da Indicação:
Após o ajuste realizado pelo parlamentar, o órgão ou entidade gestora e a SEGOV deverão reavaliar e aprovar a indicação com o novo tipo de atendimento.
Vinculação ao Plano de Trabalho:
Uma vez aprovada, a indicação deve ser vinculada novamente ao plano de trabalho pelo órgão ou entidade gestora.
As instruções especificas para os respectivos perfis estão disponíveis a seguir:
O prazo para a realização de ajuste de categoria e especificação de tipo de atendimento O prazo para realizar ajustes na categoria e na especificação do tipo de atendimento de indicações no SIGCON, para "Celebração de Convênio/Parceria" de emendas parlamentares impositivas, é definido anualmente na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Resolução SEGOV correspondente ao ano de exercício.
O ajuste possibilita alterar a categoria e a especificação do tipo de atendimento de indicações aprovadas para "Celebração de Convênios/Parcerias", desde que sejam mantidos o grupo de despesas, a ação orçamentária e o beneficiário. Essa alteração tem como objetivo alinhar a indicação com a documentação apresentada. Portanto, até o prazo definido em LDO e resolução SEGOV do ano corrente, seria possível a modificação de tipos de atendimento indicados pelos parlamentares e blocos, por exemplo:
“REFORMA OU OBRA - Construção - Prédio Público” para “REFORMA OU OBRA - Reforma - Mercado Municipal”;
“REFORMA OU OBRA - Pavimentação- Via urbana” para “REFORMA OU OBRA - Calçamento - Via urbana”;
”AQUISIÇÃO DE BENS - Permanente - Mobiliário” para “AQUISIÇÃO DE BENS - Permanente - Equipamento de Informática”;
“AQUISIÇÃO DE BENS - Consumo - Gêneros Alimentícios” para “AQUISIÇÃO DE BENS - Consumo - Kit emergencial”.
Responsabilidade dos Órgãos Gestores: Os órgãos são responsáveis por retornar as indicações para os parlamentares no SIGCON-Saída, permitindo que os ajustes necessários sejam realizados. Essa devolução ocorre após a identificação de eventuais impedimentos de ordem técnica, sendo que o ajuste só pode ser efetuado com a anuência do órgão responsável.
Objetivo do Ajuste: O ajuste de indicações consiste em alterar o tipo de atendimento, que caracteriza o objeto do instrumento a ser celebrado com base na indicação realizada.
Estrutura do Tipo de Atendimento: O tipo de atendimento é detalhado em três níveis:
Gênero: Maior nível de agregação, que abrange as operações necessárias para a execução do objeto.
Categoria: Nível intermediário, que detalha o gênero, refinando as características gerais do atendimento.
Especificação: Nível mais analítico, que agrupa convênios de saída com objetos que possuem características próprias e semelhantes entre si.