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Este manual foi desenvolvido com o objetivo de explicar detalhadamente como os Administradores de Segurança devem criar e conectar os usuários ao Sigcon-MG - Módulo Saída.
A função do Administrador de Segurança do Sigcon-MG - Módulo Saída é ser o ponto de referência dos usuários do Sigcon-MG - Módulo Saída dentro do órgão ou entidade, realizando os procedimentos necessários para criar e conecta-los a este sistema corporativo.
Para facilitar a compreensão, vocês encontrarão no decorrer do texto algumas caixas com os símbolos abaixo. Elas irão ajudar a detalhar e a chamar a atenção para pontos importantes do tema abordado. Segue legenda:
Dicas e boas práticas no sistema.
Pontos de atenção e que podem gerar dúvidas.
Problemas sérios que podem gerar impedimentos ou erros na utilização do sistema.
Esperamos que gostem e que esse material possa ser útil!
Atenciosamente,
Equipe de Atendimento SIGCON Saída.
Em caso de dúvidas, entre em contato com: atendimento@sigconsaida.mg.gov.br
1. Inicie o emulador 3270 clicando no atalho do QWS 3270 ou PW 3270 em seu computador:
Caso não possua emulador no seu computador, faça contato com o Setor de Informática do seu Órgão e solicite a instalação.
Configure a conexão:
No campo "Aplicação", insira PRODEMGE
ou GERAL
.
No campo "Usuário", digite seu login de acesso.
No campo "Senha", insira sua senha pessoal.
Pressione [Enter] para prosseguir.
Na tela seguinte, digite ADSEG
no campo apropriado e pressione [Enter].
Digite um "X" à esquerda da opção "MENU USUÁRIO" e pressione [Enter].
O sistema irá abrir a tela com as opções do referido MENU:
Seguindo esses passos, você acessará o ADSEG e poderá gerenciar as funcionalidades disponíveis no "MENU USUÁRIO".
Somente crie usuários que de fato não existam nos sistemas corporativos. Lembre-se sempre de pesquisar o nome do demandante antes de seguir o passo de criação.
Identificação de usuários:
Os usuários de servidores públicos de órgão ou entidade estadual concedente são identificados por meio do número do MASP antecedido pela letra “m”; por norma do ADSEG.
Os usuários de empregados públicos que prestam serviço terceirizado em órgão ou entidade estadual concedente são identificados por meio de número sequencial gerado automaticamente pelo ADSEG antecedido pela letra “x”; e
Os usuários de Deputados Estaduais são identificados como “L”, seguindo norma da ALMG.
IMPORTANTE: A inclusão de qualquer tipo de usuário é padronizada, não devem ser utilizados qualquer tipo de acento ou “ç”(cedilha).
Usuários que possuem MASP
Acesse o ADSEG (clique aqui para o passo a passo de acesso).
Acesse o Menu de Usuário:
No campo "Opção", digite 1
.
No campo "Userid", insira o número do MASP (sem o dígito) precedido da letra "m".
Pressione [Enter] para prosseguir.
O sistema te direcionará para a tela com os campos a serem preenchidos.
Preencha os dados do usuário:
Nome do Usuário: insira o nome completo em letras maiúsculas, sem acentos ou cedilha, separando as palavras por espaço. Caso o nome seja extenso, utilize abreviações adequadas.
Telefone Contato: insira o número de telefone para contato.
Área Usuária: insira as letras correspondentes ao seu órgão. Por exemplo, para a Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), utilize vv
.
Verifique o código do seu Órgão.
Após preencher todos os campos, pressione [Enter] e o sistema confirmará a inclusão do novo usuário.
O solicitante deverá encaminhar e-mail com as seguintes informações:
Caso possua acesso a algum sistema corporativo estadual, informar o nome completo e o MASP ou "X";
Caso não possua acesso a sistemas corporativos estaduais, informar o nome completo, o MASP, se cabível, e, no caso de funcionário público, o setor e o telefone de contato.
O Administrador Setorial de Segurança recebe a demanda de criação de usuário por e-mail e deve identificar o solicitante nas seguintes categorias:
a. SERVIDOR OU EMPREGADO PÚBLICO: Se o solicitante é servidor público ou empregado público de órgão ou entidade estadual concedente sob a jurisdição do Administrador Setorial de Segurança, o Administrador Setorial deve identificar se o demandante já possui usuário de acesso a outro sistema corporativo (SISAP, SIAD, SIAFI ou SIGPLAN). Quando o demandante não possui usuário de acesso a outro sistema corporativo, o Administrador cria o usuário para o demandante. Caso contrário, o processo passa para a próxima etapa.
b. DEPUTADO ESTADUAL (ALMG): Se o solicitante é Deputado Estadual, a criação de usuários de Deputados Estaduais e Assessores Parlamentares é feita pela Gerência de Finanças da ALMG (financas@almg.gov.br). A ativação do usuário, atribuição de perfis e reinicialização da senha é feita pela SCCP/SEGOV via e-mail (atendimento@sigconsaida.mg.gov.br).
Uma vez identificado o solicitante, é necessário pesquisa-lo no sistema para saber se ele existe ou não. Esta ação evita a criação de duplicidade de usuários nos sistemas corporativos estaduais.
Na tela principal, no campo "Opção", digite 9
para selecionar "PESQUISAR - Usuário por nome" e pressione [Enter]:
Realize a pesquisa do usuário:
No campo "Nome", insira o nome completo do servidor público, empregado público ou Deputado Estadual.
Realize a busca utilizando diferentes variações do nome, considerando:
Com e sem acentos.
Com e sem cedilha.
Com e sem espaços entre as palavras.
Após digitar o nome, pressione [Enter] para efetuar a pesquisa.
Por meio desta opção de busca, é possível encontrar todos os usuários que já possuem acesso a Sistemas Corporativos Estaduais. Se o usuário existe, passar para o passo "Conectar o usuário no ADSEG", se não, passar para o passo "Criação e Inclusão do Usuário".
Usuários que não possuem MASP
Acesse o ADSEG (clique aqui para o passo a passo de acesso).
Acesse o Menu de Usuário:
Inicie a inclusão de um usuário externo:
No campo "Opção", digite 1
.
No campo "Usuário Externo", insira X
.
Pressione [Enter] para prosseguir.
Preencha os dados do novo usuário:
Nome do Usuário: insira o nome completo em letras maiúsculas, sem acentos ou cedilha, separando as palavras por espaço. Caso o nome seja extenso, utilize abreviações adequadas.
Telefone Contato: insira o número de telefone para contato.
Área Usuário: insira as letras correspondentes ao seu órgão. Por exemplo, para a Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), utilize vv
.
Após preencher todos os campos, pressione [Enter]:
Para os demais Secretaria e Órgãos, acesse "código dos órgãos".
O sistema gerará automaticamente o "Userid" do novo usuário, composto por um número sequencial precedido pela letra "X":
Certifique-se de que todas as informações estejam corretas antes de finalizar a inclusão.
Para associar um usuário "x" ao acesso na versão 1 (v1) do SIGCON Saída, siga as instruções abaixo:
Encaminhe uma solicitação por e-mail:
Envie um e-mail para atendimento@sigconsaida.mg.gov.br
solicitando a associação do usuário "x" a todos os proponentes no sistema.
No e-mail, inclua as seguintes informações:
Nome completo do usuário.
Identificador do usuário (Userid).
Justificativa para a associação ao v1.
Aguarde o processamento da solicitação:
A equipe da Superintendência Central de Convênios e Parcerias realizará a associação conforme solicitado.
Este procedimento não afetará o acesso do usuário ao sistema atual, mas permitirá o cadastramento de termos aditivos na versão antiga (v1).
Observação: Este procedimento é necessário para garantir que o usuário "x" tenha as permissões adequadas para operar no sistema SIGCON Saída versão 1.
AGE
GO
GO
ALMG
ZJ
ZJ
ARMBH
Z9
WD
ARMVA
UZ
L7
CBMMG
CB
LO
CGE
AL
AG
CODEMGE
IA
IA
COHAB
HC
HC
COPASA
HP
HP
DEER
GR
GR
DEFENSORIA PÚBLICA
D1
2A
EMATER
RB
RB
ESP
V1
EP
EPAMIG
RP
RP
FAOP
KP
KP
FAPEMIG
FA
FP
FCS
VA
VA
FEAM
BD
BD
FHA
EX
EX
FHEMIG
PB
PB
FJP
DF
1L
FUCAM
EV
EV
FUNED
PZ
MM
GMG
GM
GM
HEMOMINAS
HM
HM
IDENE
DC
DC
IEF
RG
MM
IEPHA
EA
EA
IGAM
CD
CD
IMA
RA
RA
IPSEMG
GI
GA
JUCEMG
IJ
IJ
LEMG
VL
VL
MGI
MI
MI
MPMG
PG
PG
OGE
OG
2C
PCMG
P8
HB
PMMG
SM
MM
RADIO INCONFIDÊNCIA
VR
VR
SEAPA
RR
RR
SCC
NW
QT
SECULT
KC
KC
SECRETARIA GERAL
NX
MM
SEDE
S3
YT
SEDESE
S5
DN
SEE
EE
EE
SEF
FJ
MM
SEGOV
S4
VV
SEJUSP
JJ
JJ
SEPLAG
S6
MM
SEINFRA
HH
HH
SEMAD
MB
MB
SES
PP
MM
TJMG
JÁ
JÁ
TJMMG
JC
JC
TV MINAS
KV
KV
UEMG
UA
UA
UNIMONTES
UL
UL
OBS: Setor usuário pode deixar em branco.
Para conectar um usuário, é necessário que o mesmo já esteja criado no sistema. Caso o usuário não tenha sido criado, siga os passos do tópico "Incluir usuário no ADSEG" para reinicializar a senha.
Acesse o ADSEG:
Faça login no sistema conforme as instruções anteriores.
Se já estiver no ADSEG, pressione a tecla F3
para retornar à tela principal.
Selecione a opção de manutenção de senha:
No MENU USUARIO - no campo "Opção", digite 06
(MANUTENÇÃO Senha/Revogação/Liberação/Reativação) informe o usuário (pode ser um usuário com MASP ou "X", o procedimento é o mesmo, pressione [Enter]
.
Inicialize a senha universal:
Pressione F2
para inicializar a senha universal. A senha universal de abertura do sistema é: SNHRCF
.
Retorne ao menu principal:
Pressione F3
duas vezes para voltar à tela de menus.
Para conectar um usuário, é necessário que o mesmo já esteja criado no sistema. Caso o usuário não tenha sido criado, siga os passos do tópico "Incluir usuário no ADSEG" para posteriormente realizar a conexão.
Acesse o ADSEG:
Faça login no sistema conforme as instruções anteriores.
Se já estiver no ADSEG, pressione a tecla F3
para retornar à tela principal.
Selecione a opção de conexão de usuário:
No campo "Opção", digite 04
(CONECTAR Usuário a Grupos) e pressione [Enter]
.
Conecte o usuário ao grupo apropriado:
No primeiro campo, digite X
(independente do tipo de usuário).
No segundo campo, digite O
(Operador).
Dessa forma, o usuário será conectado à UGD 00025 – GRUPO DE USUÁRIOS CONVÊNIOS DE SAÍDA.
Para confirmar, pressione F5
.
Atenção! Utilize a UGD 00025 apenas para conectar Administradores Setoriais. Outros usuários devem ser conectados em unidades diferentes da UGD 00025.
Acesse o ADSEG:
Faça login no sistema conforme as instruções anteriores.
Se já estiver no ADSEG, pressione a tecla F3
para retornar à tela principal.
Acesse o Menu Usuário GrupoComando:
Na tela principal do ADSEG, digite um "X" ao lado da opção "MENU USUÁRIO GRUPOCOMANDO" e pressione [Enter].
Autorize o usuário a Grupos de Comando:
No campo "Opção", digite 1
para selecionar "AUTORIZAR Usuário a Grupos de Comando".
No campo "Transação", insira ao03
.
No campo "Ambiente", digite a letra p
.
No campo "Userid", insira o identificador do usuário e pressione [Enter].
Selecione os órgãos e perfis de acesso:
Marque com um "X" os campos correspondentes aos órgãos aos quais o usuário terá acesso.
Marque também os campos dos perfis de acesso desejados.
Pressione [F5] para confirmar as autorizações.
Navegue entre as telas de órgãos:
Para avançar para a próxima tela de órgãos, pressione [F8].
Repita o processo de seleção e confirmação conforme necessário.
Para retornar à tela anterior, pressione [F7].
Observação: Sempre pressione [F5] para confirmar as seleções antes de navegar entre as telas com [F7] ou [F8], caso contrário, as inclusões não serão efetivadas.
Seguindo esses passos, o usuário estará autorizado nos Grupos de Comando com acesso ao V1.
Para realizar o pré-cadastro de um usuário na versão 2 (v2) do SIGCON Saída, siga os passos abaixo:
Acesse o sistema SIGCON Saída:
Abra o navegador e vá para o endereço: https://www.convenios.mg.gov.br/sigconv2/public/pages/login_portal.jsf
Clique em "Entrar" no canto superior direito da tela inicial.
Digitar o usuário e senha:
Clique em "Acessar".
Selecionar a opção "Servidor do Estado":
Preencha o formulário de cadastro:
Complete todos os campos obrigatórios com as informações solicitadas.
Se necessário, marque a opção para assinatura com usuário.
Clique em "Enviar" para finalizar o pré-cadastro.
Aguarde a aprovação do responsável legal:
O link para criação de senha será enviado ao usuário externo após a aprovação do responsável legal da entidade.
Após receber o link, clique nele para acessar o sistema.
Crie uma senha de acesso:
Digite uma senha que atenda aos seguintes critérios de segurança:
Mínimo de 6 caracteres alfanuméricos, incluindo letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais.
A senha deve conter pelo menos uma letra e um número.
Repita a nova senha criada e clique em "Salvar".
Observações:
O login de acesso só será liberado após a aprovação do responsável legal da entidade.
Após a aprovação, o usuário poderá acessar o sistema utilizando seu CPF como login e a senha criada.