Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Todo interessado em celebrar convênios de saída deverá realizar o seu cadastro prévio no portal de Cadastro Geral de Convenentes (CAGEC).
Para o cadastro, é verificada a habilitação jurídica e fiscal do convenente para celebrar convênios de saída e a documentação a ser apresentada varia de acordo com o tipo de convenente.
O CAGEC disponibiliza uma lista dos documentos modelos para o cadastro, de acordo com cada tipo de convenente.
Caso o interessado já possua cadastro ativo, é interessante consultá-lo para garantir que todos os documentos estejam atualizados de acordo com o art. 22 do Decreto Estadual n° 48.745/2023, a consulta de regularidade do convenente pode ser feita por meio do CAGEC.
Levantar toda a documentação necessária para a instrução do processo de Preparação e Celebração. Para obter a relação de documentos exigidos na fase de Preparação e Celebração acessar o nosso Portal Sigcon-MG no menu Padronizações.
No momento da assinatura dos tipos de documentos Plano de Trabalho, Termo de Fomento, Termo de Colaboração e Termo de Convênio, a regularidade do CAGEC será exigida de acordo com a regra abaixo:
Quando NÃO for Repasse de Natureza Especial; OU
Quando a Natureza Especial NÃO for Repasse Especial Constitucional (Saúde, Educação ou Assistência Social) ou de Calamidade Pública; OU
Se for Repasse Especial Constitucional ou Calamidade, quando o tipo do Convenente for diferente de Administração Municipal, Consórcio Público e Entidade Pública.
Para gerar proposta;
Na mudança de convenente e ao salvar caracterização da proposta;
Na assinatura da proposta ;
Para receber.
Para Encaminhar para SEGOV;
Para gerar número de convênio;
No processo de Assinatura;
Para Publicação.
Para salvar e encaminhar alteração;
Para encaminhar para SEGOV;
No processo de Assinatura;
Para publicação.
As situações dos instrumentos estão divididas em:
Proposta de Plano de Trabalho (fases: planejamento e preparação);
Plano de Trabalho (fases: preparação e celebração);
Convênio / Parceria MROSC (fases: execução e prestação de contas).
Neste módulo, serão abordasdas as situações previstas nas fases de Planejamento, Preparação e Celebração.
A Proposta de Plano de Trabalho é o documento a ser apresentado à Administração Pública do Poder Executivo Estadual pelo interessado em celebrar convênio de saída, contendo, no mínimo, os dados necessários à avaliação do programa, projeto, atividade, inclusive reforma ou obra, serviço, evento ou aquisição de bens.
O plano de trabalho é o documento que descreve o conteúdo da proposta aprovada e o detalhamento do objeto do convênio de saída, tornando-se base para a execução, gestão dos recursos e acompanhamento do programa, projeto, atividade, inclusive reforma ou obra, serviço, evento ou aquisição de bens.
É um instrumento que visa orientar a execução do convênio de saída. Ele deverá conter, de forma geral, elementos que descrevam todas as etapas, insumos e cronogramas do convênio de saída, dados que embasarão a prestação de contas.
Um bom plano de trabalho deve permitir ao convenente executar um projeto com poucos recursos e, ao mesmo tempo, gerar grandes benefícios à comunidade.
Um bom plano de trabalho significa que foi construído de forma planejada!
Dúvidas com outros termos, consultar o Capítulo l do Decreto Estadual n° 46.319/2013.
O Planejamento é a primeira fase e possui um sub-processo próprio, conforme o fluxo abaixo:
Um Convênio ou Parceria inicia-se com o diagnóstico da realidade que se quer modificar. Considere as seguintes perguntas para orientá-lo:
Qual o problema a ser enfrentado?
Por que este problema é relevante?
Quem é diretamente afetado por ele?
Quais as causas desse problema?
Quais causas são prioritárias?
Quais ações devem ser adotadas para combater essas causas?
O que é necessário para realizar essas ações?
Qual o preço mínimo e médio dos insumos que serão necessários para executá-los? Há um projeto detalhando o que deverá ser executado?
Quem executará essas ações?
Quanto tempo será necessário para colocar em prática essas ações?
Qual a sequência dessas atividades?
As respostas obtidas a partir deste questionário auxiliarão na elaboração da Proposta do Plano de Trabalho.
A Preparação é a segunda fase e possui sub-processos próprios, conforme o fluxo abaixo:
Após a fase de planejamento e organização interna, parte-se para a fase de seleção e celebração da parceria.
O Módulo de Preparação e Celebração abordam as três primeiras fases do ciclo de vida do instrumento: Planejamento, Preparação e Celebração.
O processo inicia-se no sistema com o preenchimento do cadastro no Sigcon-MG - Módulo Saída e finaliza com a publicação do instrumento.
(Usuário Externo)
1º Passo - Para gerar uma proposta o usuário deverá possuir o perfil de Cadastrador, vide , após logar no sistema posicionar o mouse em Cadastrar Nova Proposta .
O sistema irá direcioná-lo para a próxima tela, selecione o Concedente e verifique se os dados do Convenente estão corretos, os referidos dados virão preenchidos, os dados possuem integração com o CAGEC .
Selecione o Tipo de Instrumento (no caso de Municípios) virá apenas a opção "Convênios". Se não estiver dentro das exceções, o (x) para Repasse de natureza especial estará marcado. Clique no botão verde "Gerar Proposta".
Neste momento o Cagec será consultado, caso o status do representante legal esteja irregular, aparecerá a seguinte mensagem:
Neste caso, regularize a situação do representante legal do Cagec para prosseguir com o preenchimento.
Abertura automática de conta bancária - a abertura de conta será realizada de forma automática quando o instrumento for celebrado. Após o retorno dos dados bancários pelo banco, os mesmo são inseridos no instrumento e o Convenente/OSC Parceira informado, além do Analista Técnico do Concedente que realizou a Análise Técnica.
Art. 59 – Os recursos serão depositados e geridos na conta bancária específica do convênio de saída, aberta em instituição financeira oficial, em nome do convenente, ou em nome do interveniente, na hipótese prevista no inciso XXI do art. 41.
§ 1º – É vedada a utilização pelo convenente, ou pelo interveniente, de conta corrente já existente, salvo o uso da Conta Única do Tesouro Nacional por órgão ou entidade da Administração Pública Federal.
§ 2º – A abertura de conta bancária específica de que trata o caput será realizada pelo Poder Executivo mediante a formalização de acordo com instituição financeira oficial.
§ 3º – Os instrumentos jurídicos celebrados antes da formalização do acordo de que trata o § 2º deverão ter suas contas bancárias específicas abertas pelo convenente ou pelo interveniente, na hipótese do inciso XXI do art. 41 em instituição financeira oficial.
Art. 92-A – A abertura de conta bancária específica para gerenciamento dos recursos da parceria será realizada pelo Poder Executivo Estadual, observado o art. 51 da Lei Federal nº 13.019, de 2014, mediante formalização de acordo com instituição financeira oficial.
§ 1º – Enquanto não houver formalização de acordo com instituição financeira oficial, a OSC deverá comprovar a abertura da conta bancária específica isenta de tarifas bancárias nos termos do § 4º do art. 27.
§ 2º – As contas bancárias específicas abertas em data anterior à formalização do acordo de que trata o § 1º permanecerão gerenciadas pela instituição financeira oficial indicada pelo órgão ou entidade estadual parceiro, quando for o caso, e utilizada à época da celebração da parceria, sem prejuízo da possibilidade de alteração, se for necessário.
A alteração de dados bancários será permitido em alteração somente para retificação de algum dado incorreto.
Após o cadastro inicial, é necessário realizar o preenchimento da Proposta do Plano de Trabalho propriamente dita. O cabeçalho (em azul) apresenta as principais informações referentes à proposta:
Problemas frequentes:
Falta de detalhamento da proposta;
Imprecisão no orçamento (valores subestimados ou superestimados);
Falta de especificação da origem dos recursos de contrapartida.
Preencha a proposta com atenção, faça orçamentos e elabore os projetos.
Um bom plano de trabalho deve permitir ao convenente executar um projeto com poucos recursos e, ao mesmo tempo, gerar grandes benefícios à comunidade. Para isso, é fundamental que seja construído de forma planejada.
O preenchimento da Proposta do Plano de Trabalho é realizado aba por aba. Seguem abaixo as principais etapas:
Expanda a aba "Identificação do Concedente/Órgão ou Entidade Estadual Parceiro" e selecione os dados do Concedente/órgão ou Entidade Estadual Parceira:
Clique em "Salvar"
para concluir o processo de identificação do Concedente/ Órgão ou Entidade Estadual Parceiro.
Expanda a aba "Identificação do Interveniente" e identifique-o, preenchendo os dados:
Clique em "Salvar"
para concluir o processo de identificação do Interveniente.
Os Intervenientes cadastrados serão mostrados na tabela abaixo com as respectivas informações:
Aba aplicável somente para instrumentos de Parcerias.
Marcar se há ou não atuação em rede pelas OSCs:
Se preencher não, seguir para a aba seguinte, caso haja atuação em rede, informar o CNPJ, Razão Social ou Município e em seguida em "Pesquisar":
Selecionar as OSCs participantes e depois em "Adicionar":
Por fim, clicar em "Salvar".
Selecione a descrição das pessoas beneficiadas diretamente e a quantidade de pessoas beneficiárias:
Na aba de "Vigência", insira o número de dias necessários: para a execução completa do objeto do Convênio:
Expanda a aba "Identificação do Convenente/OSC Parceira", escolha o Concedente/órgão ou entidade parceira e depois clique na "lupa":
A janela "Pesquisa" será aberta na tela. Pesquise o CNPJ ou Razão Social e clique em "Pesquisar"
:
As instituições serão carregadas. Clique (1) na entidade desejada e, em seguida, "Selecionar"
(2):
Precondição: é necessário que o Convenente esteja cadastrado e com status REGULAR no CAGEC.
4. Note que o Convenente/OSC Parceira selecionada acima possui Status IRREGULAR no CAGEC, não sendo possível dar continuidade no processo:
Siga as orientações do Manual de Utilização do CAGEC clicando aqui. Após a atualização dos dados, volte na tela e clique novamente na lupa para carregar os dados corrigidos.
Poderá ser cadastrada uma Proposta de Plano de Trabalho mesmo que o Convenente esteja IRREGULAR no CAGEC caso ele se enquadre em um Tipo de Repasse Especial: Educação, Saúde, Assistência Social, Calamidade Pública ou Repasse MGI – Calamidade Pública ou seja Emenda Impositiva (no caso de prefeituras ou consórcios público).
Após selecionar o CNPJ corretamente, complete as informações solicitadas:
Vencimento do Mandato do Responsável Legal e o Cargo
Selecione o "Tipo de Instrumento"
após preencher os dados de identificação:
Caso o Convenente permita Repasse de Natureza Especial, marque "SIM" na opção de repasse e selecione a natureza especial e digite a "Fundamentação Legal" citando o número da Lei e o respectivo artigo/inciso:
Clique em "Gerar Proposta", conforme marcação acima.
Expanda a aba "Informações Gerais" e preencha o campo "Título do Convênio/Parceria":
Em caso de parceria, se há ou não chamamento público. Em caso afirmativo, o "Número/Ano do Edital" e em caso negativo se é dispensa, inexigibilidade ou emenda parlamentar com as respectivas numerações do processo e justificativas:
Com chamamento:
Sem chamamento:
Preencha o campo "Objeto do Instrumento":
Preencha o campo "Finalidade do Instrumento":
Atenção: Para alterações no instrumento, o campo Finalidade do Instrumento é de preenchimento opcional caso o instrumento foi celebrado até 31/12/2023. O preenchimento desse campo em alteração obrigatoriamente geral Termo Aditivo.
Preencha o campo "Justificativa Fundamentada do Instrumento":
Clique em salvar:
Atenção: a próxima aba será aberta somente com o preenchimento dessa aba.
Digite o CEP e clique em "Buscar"
para que os campos sejam preenchidos:
Após os campos serem preenchidos automaticamente, para preencher o campo "Latitude" e "Longitude", pesquise o endereço no . Clique com o botão direito do mouse no ícone de alfinete localizado no endereço correspondente:
Clique na opção "O que há aqui?"
:
Uma pequena janela será exibida no inferior da tela. Clique no número correspondente ao endereço:
As coordenadas de latitude e longitude serão exibidas no lado esquerdo da tela:
Copie os dados e preencha corretamente os campos de latitude e longitude. Clique em "Salvar Endereço"
:
O endereço salvo será exibido na "Lista de Endereços":
Caso o convênio a ser celebrado seja "Repasse de Natureza Especial", selecione a opção "sim"
e a natureza especial correspondente. Insira a "Fundamentação Legal" indicando o número da Lei e respectivo artigo/inciso:
Verifique o art. 25, § 3º, da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Selecione a "Origem dos recursos":
É permitido assinalar mais de uma opção.
Selecione se o repasse é ou não de Emenda Parlamentar:
Caso tenha selecionado "sim", o sistema exibirá a tabela de "Tipo de Atendimento" com os valores disponíveis para utilização. Clique no ícone da coluna "Expandir"
para preencher o valor da emenda:
A tela aberta exibirá a lista com "valores a serem utilizados" por cada responsável da indicação:
Os recursos de emendas só aparecerão se estiverem APROVADOS e DISPONÍVEIS para utilização.
Para utilizar o valor na "Proposta de Plano de Trabalho", clique no ícone de lápis coluna "Ações"
. Uma janela será aberta. Digite o valor desejado e clique em salvar:
Clique no ícone de lupa da coluna "Ações"
(1) para consultar (2) quais Propostas ou Planos de Trabalhos foram utilizados os recursos desta Emenda:
Clique em "Visualizar Indicações"
, caso queira verificar as emendas disponíveis para o Convenente específico da Proposta:
Para mais informações sobre recursos de “Emenda Parlamentares”, procure o Parlamentar que indicou o recurso.
Caso tenha selecionado "Contrapartida" na Origem de Recursos, marque a opção "Financeira" ou "Não Financeira" em conformidade com o tipo de proposta:
Insira a "Dotação Orçamentária de Contrapartida Financeira", o "Valor" e clique em "Salvar"
:
Na tabela de "Lista de Dotações Orçamentárias", é permitido editar (1) ou excluir (2) as dotações adicionadas na coluna "Ação"
:
Para adicionar o "Tipo de Atendimento" selecione o "Gênero", em seguida a "Categoria" e posteriormente a "Especificação". Clique em "Incluir"
:
Caso já tenha utilizado algum recurso de Emenda, o "Tipo de Atendimento" proveniente da Emenda virá listado. Será permitido alterar apenas os valores do "Interveniente" e "Contrapartida".
Se não encontrar o "Tipo de Atendimento" correspondente, entre em contato com o Concedente do convênio e solicite maiores informações.
Para adicionar o "Tipo de Atendimento" selecione o "Gênero", em seguida a "Categoria" e posteriormente a "Especificação". Clique em "Incluir"
:
Caso já tenha utilizado algum recurso de Emenda, o "Tipo de Atendimento" proveniente da Emenda virá listado. Será permitido alterar apenas os valores do "Interveniente" e "Contrapartida".
Se não encontrar o "Tipo de Atendimento" correspondente, entre em contato com o Concedente do convênio e solicite maiores informações.
A "Lista de Tipos de Atendimento" apresentará os tipos adicionados. Clique no ícone da coluna "Editar"
para inserir os valores respectivos as Origens de Recursos:
Atenção: Essa aba só é exibida para Termo de Fomento ou Termo de Colaboração
Preencha o campo e Salve:
Expanda a aba "Cronograma de Execução" e clique em "Incluir Nova Meta"
:
Insira a descrição da meta no campo "Descrição"
e clique em "Salvar"
:
Clique no "Nº Ordem"
da meta desejada e em "Incluir um Novo Tipo de Atendimento"
:
O botão "Incluir Novo Tipo de Atendimento" só ficará disponível após selecionar a meta desejada.
O procedimento deverá ser repetido de acordo com o número de Metas.
Selecione o "Tipo de Atendimento"
(1) e clique em "Salvar"
(2):
Após adicionar o "Tipo de Atendimento", clique no "Nº Ordem"
do "Tipo de Atendimento" desejado e clique em "Incluir Nova Etapa"
:
O botão "Incluir Nova Etapa" só ficará disponível após selecionar o "Tipo de Atendimento" desejado.
O procedimento deverá ser repetido de acordo com o número de etapas e suas respectivas durações.
Insira a descrição no campo "Descrição"
, especifique quantos dias a etapa durará em "Duração"
e clique em "Salvar"
:
A soma do número de dias das Etapas do Cronograma de Execução deverá ser igual ao número total de dias de vigência informado na Aba "Caracterização da Proposta".
O número de dias das Etapas do Cronograma de Execução deverá estar compreendido no número de dias de vigência informado na Aba "Caracterização da Proposta", conforme quadro que se apresenta abaixo
Preencha os dados dos responsáveis pela documentação de celebração, monitoramento, execução e prestação de contas:
Se houver, digite as "Obrigações dos Intervenientes":
Clique em "Salvar"
Ao finalizar todo o preenchimento "Encaminhar Proposta" para o Concedente/OEEP:
Em seguida o botão "Checklist - Anexar Documentação" irá aparecer para seguir para a próxima fase:
Expanda a aba" Cronograma de Desembolso dos Recursos". Selecione a origem do desembolso (1), o mês (2), o ano (3) e digite o valor do desembolso (4). Clique em "Salvar"
(5):
O valor do desembolso não pode exceder o Valor Total do Concedente/órgão ou entidade estadual parceiro.
O valor estará disponível na "Lista de Desembolsos Cadastrados". Na coluna "Ação", clique no ícone de lápis (1) para editar ou no ícone de lixeira (2) para excluir:
Expanda a aba "Plano de Aplicação de Recursos" e clique em "Adicionar Demonstrativo de Recursos"
:
Caso seja necessário criar mais de um item, clique quantas vezes forem necessárias em "Adicionar Demonstrativo de Recursos" para criar as linhas correspondentes na tabela.
Na tabela "Demonstrativo de recursos"
, preencha a descrição (1), selecione a unidade (2), insira a quantidade (3) e o valor unitário (4) de cada unidade.
Selecione o tipo de despesa (5) - Custos Indiretos, despesa com pessoal, diária de viagens, material, serviço ou outros.
Clique no ícone de "+" (6) da coluna "Vincular Etapa":
Vincular uma etapa no item é fundamental e obrigatório para deixar evidente como serão gastos os recursos no decorrer do período de vigência do convênio.
Na janela aberta, selecione (1) a etapa referente ao item (inserida anteriormente nas Metas do Cronograma de Execução). Clique em "+ Vincular"
(2):
Na coluna "Equipe de Trabalho", só marque a caixinha se houver contratação de uma equipe com o custo pelo convente:
Agora é possível salvar o plano de aplicação de recursos de maneira intermediária clicando em "Salvar Rascunho"
Finalizadas as alterações a tela apresentará todas as aplicações dos recursos. Clique em "Salvar"
para concluir o processo:
É fundamental que o Valor Total do Demonstrativo de recursos seja equivalente ao total do "Valor total da proposta / Contrapartida", do contrário o so botão salvar não irá ficar habilitado. Tudo que foi digitado permanecera como rascunho, não perdendo nada que foi digitado.
Os arquivos anexados aparecerão na "Lista de Anexos". Na coluna "Ação", clique no ícone de LUPA
para visualizar. Para excluir, clique no ícone de "X"
Expanda a aba "Caracterização da Proposta" e preencha o Título do Convênio/Parceria:
Caso o convênio a ser celebrado seja "Repasse de Natureza Especial", selecione a opção "sim"
e a natureza especial correspondente. Insira a "Fundamentação Legal" indicando o número da Lei e respectivo artigo/inciso:
Verifique o art. 25, § 3º, da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Selecione a "Origem dos recursos":
É permitido assinalar mais de uma opção.
A aba "Caracterização da Proposta" possui diversos segmentos a serem preenchidos. Para melhor visualização, separamos cada um deles em páginas específicas.
Utilize o menu situado ao lado esquerdo desta página ou clique nos links abaixo para acessar o tutorial correspondente.
A aba "Auditoria" serve para registrar todo o histórico de movimentações na proposta ou plano e por quem foi realizada, bem como a data e a hora da operação:
A tabela "Histórico de Alterações" apresenta todas as modificações realizadas anteriormente:
Se necessário, insira a data inicial e final e clique em "Filtrar..."
para filtras as modificações por usuário apresentadas na tela:
Para utilizar essa modalidade, é necessário ter permissão para assinar.
Acesse o menu "Convênios / Parcerias > Pesquisar Proposta / Plano de Trabalho / Convênio/Parceria"
:
Encontre o instrumento desejo e clique em "Ações"
e em "Editar Convênio/Parceria"
:
Acesse o a Aba de Documentos Anexados do instrumento:
Para assinatura, selecione o(s) documento(s)
(1)
e clique em "Assinar documento(s) selecionado(s)"
(2)
:
Ao selecionar vários documentos e acionar a assinatura, TODOS terão o mesmo perfil de assinatura. Caso deseje perfis diferentes para os documentos, faça seleções separadas.
Selecione corretamente os campos de Órgão assinante, usuário e perfil de assinatura, digite a senha do SIGCON Saída e clique em "Assinar com Usuário e Senha"
:
Acesse o menu "Convênios / Parcerias > Pesquisar Proposta / Plano de Trabalho / Convênio/Parceria"
:
Encontre o instrumento desejo e clique em "Ações"
e em "Editar Convênio/Parceria"
:
Acesse o a Aba de Documentos Anexados do instrumento:
Selecione o documento que você deseja assinar e clique em "Ações"
e em "Assinar com Certificado Digital"
:
Digite sua senha e clique em "Assinar Digitalmente"
:
Após executar todas as ações correspondentes do sub-processo de Preparação, o Convenente/OSC deverá assinar a proposta e encaminhar a documentação:
Selecione o "Órgão Assinante", "Usuário Assinante" e o "Perfil de Assinatura". Digite sua senha do SIGCON Saída e clique em "Assinar com usuário e senha"
:
A proposta poderá ser encaminhada somente após o Convenente/OSC assinar corretamente.
Será solicitado a instalação do Componente SIGNA da PRODEMGE. Clique para acessar as instruções de instalação e assinatura via Token.
Status - CHECKLIST - Tem que ter o perfil de CADASTRADOR
A proposta deve estar no Status de "PREENCHIMENTO CHECKLIST":
Na tela da Proposta, desça a página e clique em "Checklist - Anexar Documentação"
:
O Checklist possui uma lista com diversos tipos de arquivos solicitados. Para anexar estes arquivos, clique em "Incluir Documento":
Quando o órgão abrir uma diligência, é necessário enviar o Plano de Trabalho para Adequação. Caso isso não seja realizado, o Convenente não irá conseguir anexar os documentos para regularização.
O convenente só pode realizar alterações em um plano de trabalho no status de “Adequação”.
Selecione o tipo de documento:
Após anexar todos os documentos necessários, clique em "Salvar"
, na parte inferior da tela do Checklist.
Para analisar o checklist encaminhado o status deve ser "ANÁLISE - CHECKLIST DE CELEBRAÇÃO"
Necessário que o usuário tenha perfil de ANÁLISTA TÉCNICO
Neste momento, o usuário do Concedente/OEEP recebe a Proposta do Plano de Trabalho e verifica se toda a documentação que consta no checklist está adequada ou se necessita de ajustes.
Após o envio do Plano pelo convenente o analista entra no sistema e clica em - Checklist-Analisar Documentação
Após verificar toda a documentação anexada e se estiver OK o analista técnico deverá clicar em "Receber Processo/Documentação" (é criada a numeração do Plano de Trabalho e o status da proposta modifica-se para "Recebida pelo Concendente/OEEP" .
Caso contrário o usuário deverá clicar em - Devolver Processo para Convenente/OSC (retorna o Status para Cadastramento)
Perfil: Analista Técnico
Escolha do tipo de análise
Preencha o campo observação
Defina o parecer
Salve a análise
Assine o documento de análise técnica na tabela de "Análises Realizadas"
Ao finalizar o preenchimento, encaminhar para "Análise Jurídica":
Para excluir um documentos da aba de "Documentos Anexados", é necessário que aquele documento esteja REPROVADO antes de prosseguir com a ação.
Quando um instrumento segue para a fase seguinte, não será possível mexer nos documentos anexados anteriormente.
Selecione o documento a ser excluído e na coluna "Alterar Status"
, selecione a opção "REPROVADO":
Clique em "Justificativa de documento(s) reprovado(s)"
e preencha o campo. Em seguida, clique em "Salvar justificativa"
Salve as suas modificações clicando em "Salvar alterações status"
:
A coluna "Status Atual" o status estará como "REPROVADO". Em seguida, clique em "Ações > Excluir documento"
e confirme a exclusão:
Se necessário, atualize a página para que as alterações sejam apresentadas corretamente.
Perfil: Analista Técnico
No botão Ações
, clicar em editar análise desejada.
Caso a análise contenha uma assinatura, o sistema irá emitir um alerta de quebra de assinatura. Após a confirmação, será possível editar a análise.
Clique para editar análise desejada
Selecione a opção de invalidar análise
Clique em Salvar
Quando um valor de emenda utilizado poderá ser alterado, ou para mais ou para menos.
Clicar na Caracterização da Proposta;
Ir em Emenda Paralamentar:
Na Emenda Parlamentar, clicar em Expandir no botão azul do lado direito;
Para desvincular um valor, tem que clicar em Ações, na parte de baixo irá aparecer o valor utilizado, podendo ser alterado ou excluído.
O usuário aciona o botão [ENCAMINHAR ANÁLISE JURÍDICA]
Se for necessário a alteração do Instrumento pelo convenente, o analista clica em retornar para adequação no final da página do instrumento.
Na Análise Técnica, quando houver necessidade o analista informa uma adequação que deverá ser feita pelo convenente.
Perfil: Analista Técnico
No botão Ações
, clicar em editar análise desejada.
Caso a análise contenha uma assinatura, o sistema irá emitir um alerta de quebra de assinatura. Após a confirmação, será possível editar a análise.
Perfil: Analista Técnico
Na Análise Técnica, quando houver necessidade o analista informa uma adequação que deverá ser feita pelo convenente.
Perfil: Analista Técnico
Quando um valor de emenda utilizado poderá ser alterado, ou para mais ou para menos.
Clicar na Caracterização da Proposta;
Ir em Emenda Paralamentar;
Na Emenda Parlamentar, clicar em Expandir no botão azul do lado direito;
Para desvincular um valor, tem que clicar em Ações, na parte de baixo irá aparecer o valor utilizado, podendo ser alterado ou excluído.
O usuário aciona o botão [ENCAMINHAR ANÁLISE JURÍDICA]
Se for necessário a alteração do Instrumento pelo convenente, o analista clica em retornar para adequação no final da página do instrumento.
Na Análise Técnica, quando houver necessidade o analista informa uma adequação que deverá ser feita pelo convenente.
Plano de Trabalho deve estar no status de "ANÁLISE JURÍDICA"
Necessário que o usuário tenha perfil de ANÁLISTA JURÍDICO
Após manifestação da área técnica, o processo deve ser submetido à área jurídica, que elaborará parecer acerca da constitucionalidade, legalidade e juridicidade da celebração do convênio e sobre a minuta do instrumento que deverá ser inserida no SIGCON Saída.
Digitar o Parecer Jurídico; Escolher o tipo de Parecer; Clicar em Salvar;
Assinar a/as análises;
Clicar em Enviar para o Encaminhador.
Podem ser inseridas várias análises Jurídicas.
Caso seja necessário uma análise pode ser invalidada, selecionando a análise desejada e colocando uma justificativa.
O Plano de Trabalho deve conter pelo menos uma "ANÁLISE JURÍDICA" com status favorável com ressalvas.
Necessário que o usuário tenha perfil de ANÁLISTA TÉCNICO
Após manifestação da área jurídica, caso a análise jurídica seja "Favorável com Ressalvas", obrigatoriamente o plano de trabalho irá para o status "Análise Técnica - Atendimento de Ressalvas":
Nesse status, o analista técnico deverá cumprir as ressalvas feitas pela Assessoria Jurídica. Opcionalmente, pode ser inserida uma nova análise técnica.
Após as correções necessárias, o analista técnico deve obrigatoriamente inserir o documento "Declaração de Saneamento de Ressalvas" para que o instrumento possa ser tramitado.
Após a inserção do documento, o botão Enviar para o Encaminhador será habilitado, fazendo com o Plano de Trabalho seja enviado sem ter que passar novamente pelo setor jurídico do órgão.
Quando um Plano de Trabalho estiver no status de "ADEQUAÇÃO" o Convenente/OSC deverá realizar os ajustes solicitados pelo Concedente/OEEP
Para retornar um plano de trabalho para Adequação, o usuário deve ter o perfil de "Analista Técnico".
Para retornar um plano de trabalho com status de "Análise Técnica" ou "Análise Jurídica", clique "Retornar para Adequação"
no final da página do plano de trabalho:
Insira a justificativa para o retorno e confirme a ação clicando em "Confirmar Retorno"
:
Um e-mail será enviado para o Responsável pela documentação de celebração e termos aditivos e para o parlamentar responsável pela indicação vinculada, se houver.
Para realizar a adequação de um plano de trabalho, o usuário deve ter o perfil de "Cadastrador".
Após realizar as adequações sugeridas, clique em "Encaminhar para Análise Técnica"
:
O status do plano mudará para "Análise técnica".
Status - Processo de Assinatura - Concedente/OEEP. Nesta fase o Ordenador de Despesa assina o convênio. Tem que ter o perfil de Responsável Legal Concedente ou Adm Público Oeep.
Clicar em - Assinar Convênio/Parceria - Concedente/OEEP
Escolher o tipo de Assinatura - Selecionar todos os campos - Clicar em Assinar
Irá aparecer esta mensagem.
O status do Instrumento muda para PROCESSO DE PUBLICAÇÃO
Status - Processo de assinatura do Convenente/OSCS - nesta fase o Representante Legal assina o Convênio - Tem que ter o perfil de Representante Legal
Quando o instrumento volta autorizado pela SEGOV o Concedente deve avisar ao Convenente para assinar o instrumento.
Pesquisar o Instrumento, clicar em ações - Editar Plano
Clicar em - Assinar Convênio/Parceria - Convenente/OSC
Escolher o tipo de assinatura - Clicar em Assinar
Status - Plano Autorizado - Quando o instrumento retorna da Segov
Somente o Concedente/OEEP poderá inserir documentos. A ação deve ser executada, necessariamente, pela aba de "Documentos Anexados".
Após ter o Plano Autorizado, o status seguinte será de "Anexação do Instrumento":
Para encaminhar o Plano de Trabalho para assinatura, é necessário enviar o documento de Termo de Convênio:
Na Aba Documentos Anexados, inclua o Termo de Convênio e clique em "salvar"
:
Após enviar e salvar o documento, clique em "Encaminhar para Processo de Assinatura Convenente/OSC"
no final da página:
Status - Processo de Publicação - Nesta fase faz a publicação do convênio no Minas Gerais e depois coloca a data no sistema - Tem que ter os perfis de Responsável Pela Publicação, Encaminhador
Clicar em Publicar Plano.
Ainda nesta fase antes de colocar a data de publicação o Instrumento pode ser retornado para ajustes/correções. Após o status mudar, qualquer correção é feita através de Alteração.
Após publicar o Instrumento no Minas Gerais o usuário deve digitar a data de publicação no SIGCON.
O status do Instrumento passa a ser - Vigente