Aprovação e assinatura pelo Ordenador de Despesas no GRP
Algumas solicitações requerem a aprovação e assinatura do Ordenador Despesas no GRP logo após o envio da solicitação em questão (empenho, liquidação ou pagamento) no Sigcon-Saída, para, de fato, serem consideradas como "efetivadas", funcionando como pré-requisito para liberação da fase seguinte (ex: aprovação e assinatura da solicitação de empenho no GRP para a liberação do instrumento para realização de reforço de empenho, anulação de empenho ou liquidação); outras solicitações requerem, no entanto, apenas a assinatura da documentação, que pode ser realizada ao final do processo, antes da efetivação da Ordem de Pagamento. Essa parametrização foi realizada pela Secretaria de Fazenda de Minas Gerais. Para verificação, acessar o módulo institucional do GRP, clicar em Gerir-> Exceção de assinatura ordenador de despesas:

Exemplos: O Órgão 10300 – SEINFRA está parametrizado no GRP com assinatura posterior para registro de Empenho, Reforço de Empenho, Anular Empenho, Gerar OLP e Anular Valores registrados de OLP. No caso em questão, não é necessário acessar a funcionalidade "Analisar solicitações de execução orçamentária e financeira da despesa", uma vez que os documentos já geram, automaticamente os seus respectivos números. Já para Órgão 40291 - SES é necessário entrar no GRP para analisar e assinar a documentação após cada solicitação realizada.
Para aprovação e assinatura do Ordenador de Despesas no GRP, o usuário deve ter o perfil de Ordenador de Despesas para a UO e UA em questão.
Acessar o sistema GRP e selecionar a UO e UA desejada:

No menu "Ordenador de Despesas" clicar em "Analisar solicitações de execução orçamentária e financeira":

Quando a necessidade for apenas de assinar a documentação, clicar em "Assinar documentos de execução Orçamentária e Financeira"
Inserir os parâmetros necessários e clicar em "Pesquisar" (unidade orçamentária e tipo de documento são campos obrigatórios de serem informados):

Selecionar a solicitação desejada e clicar em "Aprovar":

Confirmar a ação, clicando em "sim":

Clicar no botão "Concluir assinatura eletronicamente" que aparecerá na parte superior da tela:

Confirmar a ação, inserindo a senha de acesso ao GRP e clicando no botão "confirmar":

Caso todos os parâmetros estejam corretos, aparecerá uma mensagem de sucesso, informando o número gerado da solicitação:

Solicitações que não requerem a aprovação (apenas a assinatura ao final do processo) a geração do número ocorre no momento do envio da solicitação pelo SIGCON-Saída.
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